quinta-feira, 20 de março de 2008

Quais medidas usar para fazer os LOs?

Bom dia... boa tarde... boa noite!

Bem, hoje eu resolvi bater a poeira do teclado e do estojo de CDs (o que já não era sem tempo).
A dica que trago diz respeito a uma dúvida que me perturbou bastante quando comecei a fazer scraps e que eu noto que ainda perturba os iniciantes: as medidas corretas das páginas.
Enquanto estamos fazendo trabalhos apenas para publicação na internet o problema não aparece, mas quando queremos imprimir, se não observarmos as medidas, podemos ter muitas decepções.
As primeiras páginas que mandei imprimir sofreram cortes e, muitas vezes não puderam ser impressas no tamanho planejado porque eu usei medidas fora do padrão ou em baixa resolução. Mas... que padrão é esse?

Quanto à medida, ao contrário do padrão internacional para scrapbook, que é quadrado, aqui no Brasil as fotos são reveladas em papéis retangulares (podemos revelar fotos em tamanho 10x15, 13x18, 15x21 cm, etc).

O que acontece é que não basta abrir uma imagem no tamanho exato que desejamos; isso pode dar certo...ou não... depende muito do lugar onde você revela suas fotos, da atenção ou até mesmo da boa vontade do atendente.
Depois de brigar várias vezes por ter perdido parte do LO no corte da foto passei a revelar todas as minhas páginas com "margem" ou "borda" (aquela bordinha branca em redor da foto); é um truque bem útil pois fazendo assim o LO fica inteiro, sem cortes. Mas quando eu queria uma página sem bordas, o problema persistia.
Foi então que resolvi mudar de loja e lá eu ganhei uma tabelinha que trago comigo, uso e agora compartilho com vocês. Seguindo essas medidas o LO impresso fica perfeito, sem cortes. Espero que ela seja útil para vocês como foi para mim.

Devido ao padrão de revelação de fotos que já falei, revelar um LO quadrado, pode representar uma diferença considerável no bolso. Se quisermos revelar um LO com 30 x 30 cm por exemplo, o trabalho será executado usando papel 30 x 40 cuja revelação é bem mais cara do que em 20 x 25 cm. Para driblar o custo mais alto uma dica bem legal que aprendi lá no grupo SBD é aproveitar a faixa de 10 centímetros que sobrará do papel e encaixar fotos pequenas, cartões ou marcadores de página.

Quanto à resolução, embora isso já tenha sido bastante abordado em vários sites e grupos, não custa lembrar que o ideal é trabalhar com arquivos em 300 dpi, quando isso não for possível, para garantir boa qualidade de impressão é necessário ao menos 200 dpi.

Por hoje é só, espero que possa ajudar a quem ainda tem dúvidas.

Um abraço e até a próxima!

1 comentários:

CellyOneill disse...

Martinha, amei esse post e sanou um monte de dúvidas que eu tinha, ficou super esclarecedor ! Obrigada !!Beijos !